sexta-feira, 18 de maio de 2012

IGREJA DE DEUS AGENCIA DE ENSINO NA HISTÓRIA


IGREJA DE DEUS AGENCIA DE ENSINO NA HISTÓRIA
Pr. Capl José Nilton Barbosa- Diretor do IBETEO
Lema:  “Faça algo diferente hoje e mude o rumo de sua vida para melhor!”

Estamos acostumados a pensar, a estudar, sobre a Igreja como agencia de Deus, responsável pela propagação do evangelho. Focamos muito a parte da evangelização, da adoração.              
               Mas hoje somos despertados a pensar, na igreja, como uma agencia de ensino. Este é um tema que nos chama a responsabilidade, quanto ao ensino. Nos mostra, o quanto é importante a ação da igreja, na área de ensino. Qual a base que temos  que justifica a igreja se dedicar ao ensino?
A Base Bíblica para ensino:
No Antigo Testamento
Veja: Deuteronômio 6.6,7
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
               De acordo com o texto acima, o próprio Deus recomenda o seu povo a dedicar-se ao ensino. Nesse tempo, cabia tão somente a família, a tarefa do ensino. Na visão da pedagogia este foi o primeiro período da educação.  A educação antes da escola.  
               Já nas sociedades primitivas, entre os povos bárbaros, quando nem existia escolas formais, nem métodos de educação, ou de qualquer ensino reconhecidos cientificamente. Nesse tempo, a educação já se fazia presentes entre os povos primitivos, os nômandes, seu objetivo era; “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico social, através das experiências de gerações passadas.” Nesse primeiro período a educação era responsabilidade dos chefes de famílias, posteriormente, passou a ser desenvolvida por sacerdotes, reconhecidos como os primeiros professores profissionais.
              No Novo Testamento. Encontramos: Mt. 28.19,20
19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
             Percebemos logo no primeiro evangelho, na grande comissão, Jesus nos envia para pregar, batizar e ensinar. Aqui está três pontos essenciais da missão da igreja:
Pregar = Visando o homem em seu aspecto espiritual, anunciando o evangelho transformador, transformando pessoas simples, em verdadeiros discípulos do Senhor.
Batizar =  Visando colocar o homem, agora transformado numa posição de discípulo, em sua relação para com o mundo de testemunha de sua nova vida com Deus, em sinal visível de que pertence ao Corpo de Cristo .
Ensinar = Visando o aprofundamento nos conhecimento da Palavra, produzindo assim maior conhecimento e  maturidade espiritual
             O que significa ensino?
             “O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos homem para instruir e educar seus semelhantes. O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal.
              Paralelo ao ensino, está o educar.
              Sentido etmológico da palavra educar: A palavra educar, presente em português e em castelhano, é registrada no séc. XVII. Aparece em francês no séc. XIV, como éduquer. Do latim educare, forma derivada de educere, contém a idéia de conduzir. Logo, diríamos que Educar, não é só ministrar conteúdos, como muitos pensam. É, antes de tudo, despertar aptidões naturais nas pessoas e orientá-las, aprimorando-lhes as faculdades intelectuais, físicas e morais.

               Hoje, a educação religiosa ou ensino religioso, ou mesmo o ensino no sentido geral, não pode ficar só com os pais em casa, a igreja tem esse papel. Ensinar é uma tarefa dada por Deus ao seu povo. E para isso, precisamos de:
Planejamento Pedagógico:
* 1.  Precisamos compreender o ministério de ensino, como um projeto de Deus. “E serão todos ensinados por Deus.  Portanto, todo aquele que do Pai ouviu ou aprendeu vem a mim”.  João 6.45
* 2. Precisamos compreender esse ministério como um processo de vida e não uma preparação para a vida futura.
* 3. Cabe a Igreja elaborar um planejamento adequado e organizar seus departamentos.
Como elaborar um planejamento:
* Definir: os períodos de reuniões,
* Quais revistas serão utilizadas e qual a duração. (esse planejamento deve ser flexivo. )
  Para que o ensino ocorra de forma adequada será necessário construir coletivamente o Projeto Pedagógico da igreja.
Nele deve conter:
  os fundamentos e objetivos educacionais gerais,
  os objetivos educacionais contextuais, de acordo com o perfil da igreja local
  a matriz curricular geral/integrada a ser adotada, o processo de avaliação docente/discente e as demais questões operacionais para que a igreja tenha uma área e ação educacional efetiva para a formação de pessoas maduras do ponto de vista cristão.
              Em outras palavras, o Projeto Pedagógico se refere à descrição dos detalhes não apenas pedagógicos, mas especialmente operacionais e globais sugeridos para que cada igreja construa sua ação educacional. Assim, a elaboração de um projeto pedagógico para a igreja local necessitará ser construído localmente, com a participação coletiva de todos e se integrar no projeto total da igreja local.
O Projeto Pedagógico, mostra três coisas:
1.    1.   A visão macro do que a área educacional da igreja pretende ou idealiza fazer,
2.    2. Os seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas.
3.   3.  A capacidade de se transformar o planejado em ação. A ele cabe a operacionalização do planejamento educacional em um movimento constante de reflexão-ação/transformação-reflexão. 
              A importância do projeto pedagógico está no fato de que ele passa a ser um rumo para as práticas educacionais dentro da igreja.    A elaboração do projeto pedagógico da igreja deve ser uma ação intencional que deve ser construída coletivamente. 
           No meio educacional o Projeto Pedagógico também é conhecido como Projeto Político Pedagógico: Político porque reflete as opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação da pessoa, como membro ativo e transformador da sociedade em que vive (sal da terra, luz do mundo; vide também a oração sacerdotal em João 17.15ss).  Pedagógico porque expressa as atividades pedagógicas e didáticas que levam a área educacional da igreja a alcançar os seus objetivos. 
Como agencia de Ensino na História, podemos destacar três contos que nos identificam
 - NOSSA MARCA: O Ensino Sistemático da Palavra de Deus.
  - NOSSO ORIENTADOR:  O Espírito Santo.
  - NOSSO LIVRO-TEXTO:  A Bíblia.
     A igreja cumpre a sua missão enquanto ensina. Missão para com Deus e para consigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário