sexta-feira, 18 de maio de 2012

IGREJA DE DEUS AGENCIA DE ENSINO NA HISTÓRIA


IGREJA DE DEUS AGENCIA DE ENSINO NA HISTÓRIA
Pr. Capl José Nilton Barbosa- Diretor do IBETEO
Lema:  “Faça algo diferente hoje e mude o rumo de sua vida para melhor!”

Estamos acostumados a pensar, a estudar, sobre a Igreja como agencia de Deus, responsável pela propagação do evangelho. Focamos muito a parte da evangelização, da adoração.              
               Mas hoje somos despertados a pensar, na igreja, como uma agencia de ensino. Este é um tema que nos chama a responsabilidade, quanto ao ensino. Nos mostra, o quanto é importante a ação da igreja, na área de ensino. Qual a base que temos  que justifica a igreja se dedicar ao ensino?
A Base Bíblica para ensino:
No Antigo Testamento
Veja: Deuteronômio 6.6,7
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
               De acordo com o texto acima, o próprio Deus recomenda o seu povo a dedicar-se ao ensino. Nesse tempo, cabia tão somente a família, a tarefa do ensino. Na visão da pedagogia este foi o primeiro período da educação.  A educação antes da escola.  
               Já nas sociedades primitivas, entre os povos bárbaros, quando nem existia escolas formais, nem métodos de educação, ou de qualquer ensino reconhecidos cientificamente. Nesse tempo, a educação já se fazia presentes entre os povos primitivos, os nômandes, seu objetivo era; “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico social, através das experiências de gerações passadas.” Nesse primeiro período a educação era responsabilidade dos chefes de famílias, posteriormente, passou a ser desenvolvida por sacerdotes, reconhecidos como os primeiros professores profissionais.
              No Novo Testamento. Encontramos: Mt. 28.19,20
19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
             Percebemos logo no primeiro evangelho, na grande comissão, Jesus nos envia para pregar, batizar e ensinar. Aqui está três pontos essenciais da missão da igreja:
Pregar = Visando o homem em seu aspecto espiritual, anunciando o evangelho transformador, transformando pessoas simples, em verdadeiros discípulos do Senhor.
Batizar =  Visando colocar o homem, agora transformado numa posição de discípulo, em sua relação para com o mundo de testemunha de sua nova vida com Deus, em sinal visível de que pertence ao Corpo de Cristo .
Ensinar = Visando o aprofundamento nos conhecimento da Palavra, produzindo assim maior conhecimento e  maturidade espiritual
             O que significa ensino?
             “O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos homem para instruir e educar seus semelhantes. O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal.
              Paralelo ao ensino, está o educar.
              Sentido etmológico da palavra educar: A palavra educar, presente em português e em castelhano, é registrada no séc. XVII. Aparece em francês no séc. XIV, como éduquer. Do latim educare, forma derivada de educere, contém a idéia de conduzir. Logo, diríamos que Educar, não é só ministrar conteúdos, como muitos pensam. É, antes de tudo, despertar aptidões naturais nas pessoas e orientá-las, aprimorando-lhes as faculdades intelectuais, físicas e morais.

               Hoje, a educação religiosa ou ensino religioso, ou mesmo o ensino no sentido geral, não pode ficar só com os pais em casa, a igreja tem esse papel. Ensinar é uma tarefa dada por Deus ao seu povo. E para isso, precisamos de:
Planejamento Pedagógico:
* 1.  Precisamos compreender o ministério de ensino, como um projeto de Deus. “E serão todos ensinados por Deus.  Portanto, todo aquele que do Pai ouviu ou aprendeu vem a mim”.  João 6.45
* 2. Precisamos compreender esse ministério como um processo de vida e não uma preparação para a vida futura.
* 3. Cabe a Igreja elaborar um planejamento adequado e organizar seus departamentos.
Como elaborar um planejamento:
* Definir: os períodos de reuniões,
* Quais revistas serão utilizadas e qual a duração. (esse planejamento deve ser flexivo. )
  Para que o ensino ocorra de forma adequada será necessário construir coletivamente o Projeto Pedagógico da igreja.
Nele deve conter:
  os fundamentos e objetivos educacionais gerais,
  os objetivos educacionais contextuais, de acordo com o perfil da igreja local
  a matriz curricular geral/integrada a ser adotada, o processo de avaliação docente/discente e as demais questões operacionais para que a igreja tenha uma área e ação educacional efetiva para a formação de pessoas maduras do ponto de vista cristão.
              Em outras palavras, o Projeto Pedagógico se refere à descrição dos detalhes não apenas pedagógicos, mas especialmente operacionais e globais sugeridos para que cada igreja construa sua ação educacional. Assim, a elaboração de um projeto pedagógico para a igreja local necessitará ser construído localmente, com a participação coletiva de todos e se integrar no projeto total da igreja local.
O Projeto Pedagógico, mostra três coisas:
1.    1.   A visão macro do que a área educacional da igreja pretende ou idealiza fazer,
2.    2. Os seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas.
3.   3.  A capacidade de se transformar o planejado em ação. A ele cabe a operacionalização do planejamento educacional em um movimento constante de reflexão-ação/transformação-reflexão. 
              A importância do projeto pedagógico está no fato de que ele passa a ser um rumo para as práticas educacionais dentro da igreja.    A elaboração do projeto pedagógico da igreja deve ser uma ação intencional que deve ser construída coletivamente. 
           No meio educacional o Projeto Pedagógico também é conhecido como Projeto Político Pedagógico: Político porque reflete as opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação da pessoa, como membro ativo e transformador da sociedade em que vive (sal da terra, luz do mundo; vide também a oração sacerdotal em João 17.15ss).  Pedagógico porque expressa as atividades pedagógicas e didáticas que levam a área educacional da igreja a alcançar os seus objetivos. 
Como agencia de Ensino na História, podemos destacar três contos que nos identificam
 - NOSSA MARCA: O Ensino Sistemático da Palavra de Deus.
  - NOSSO ORIENTADOR:  O Espírito Santo.
  - NOSSO LIVRO-TEXTO:  A Bíblia.
     A igreja cumpre a sua missão enquanto ensina. Missão para com Deus e para consigo mesma.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Família no projeto de Deus

Gen. 2.18-25
Deus começou o seu projeto, instituindo a família. Quando criou o homem, a mulher, ele estava instituindo a família. Ao criar o casal, estava iniciando um processo de relacionamento. Um relacionamento de reciprocidade, era um relacionamento de respeito, afetividade, não havia tabu, vergonha Um relacionamento de amor.

Deus começou Seus projetos envolvendo a família e não apenas o esposo, ou a esposa, ou os filhos. O projeto de Deus  amados inclui toda a família. Às vezes, o marido não quer que a esposa cresça, quando esta começa a galgar territórios. De igual modo, algumas mulheres não suportam ver os maridos decolando em seus projetos; acham que os maridos não sentem mais nada por elas, ficam fragilizadas, têm crises de identidade, crises emocionais só porque eles estão trabalhando demais, produzindo demais.

Precisamos entender que tudo na vida é uma questão de ajuste. Deus criou um Universo ajustado; até a ciência já provou que a Terra vive em perfeito equilíbrio. Tudo, para ter êxito, precisa estar em perfeito equilíbrio. A família precisa ser ajustada. E para que isso seja possível, Jesus precisa estar em nossa casa!